Feiras de agropecuária também são lugar de falar em tecnologia. Foi o que comprovou a participação da start up santa-mariense Chip Inside, que participou da 37ª Expointer e, ao voltar, se prepara para atender às encomendas dos produtos que chegaram ao mercado há poucos meses.
:: Coleira promete revolucionar a produção de leite
:: Leia outras notícias sobre empreendedorismoO primeiro produto da empresa, a coleira C-Tech, é uma equipamento inovador que serve para acompanhar o conforto das vacas leiteiras e detectar a ocorrência de cio, ajudando o produtor a controlar e melhorar a qualidade do leite, assim como a produtividade do rebanho.De acordo com o diretor executivo da empresa, Thiago Guedes da Luz Martins, o estande da Chip Inside na Expointer recebeu produtores interessados em conhecer a coleira, o que resultou em 10 pedidos que, assim que concretizados, resultarão em cerca de 400 coleiras instaladas em propriedades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina:
A nossa participação na Expointer foi melhor do que a encomenda. Além desses pedidos, recebemos a visita de muitos produtores uruguaios interessados, e dentro de duas semanas devemos ir até o Uruguai para acertar as condições para exportar nosso produto para lá.
Na Expointer do ano passado, a Chip Inside já tinha lançado oficialmente a coleira C-Tech, mas ainda estava na fase final de desenvolvimento, o que impossibilitava as vendas.
Mas contatos foram firmados e um dos premiados da Expointer se tornou primeiro cliente. Nos próximos dias, outros dois produtores, um deles com animais campeões da Expoleite e outro que detém a maior produção do Estado, também devem receber os produtos.
Todos esses produtores já têm uma preocupação com a produtividade e estão vendo que cada vez mais será necessário otimizar o sistema produtivo, com a inserção de novas tecnologias. Além disso, o mercado exige um controle sobre os níveis de conforto e bem estar dos animais durante o ciclo produtivo, o que interfere na qualidade do leite produzido. E é isso que a nossa coleira faz complementa Martins.
"